O sulfato de cobre é um composto químico de cor azul brilhante, muito utilizado como herbicida, fungicida e pesticida. O sal existe sob diversas formas.
Product ID: 495
Product SKU: 495
New In stock />
Sulfato de Cobre 25 kg

Sulfato de Cobre 25 kg

Disponibilidade: Imediata

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sulfato de Cobre: uso como herbicida e pesticida

O sulfato de cobre é um composto químico de cor azul brilhante, muito utilizado como herbicida, fungicida e pesticida. O sal existe sob diversas formas.

 

O sulfato de cobre, também denominado sulfato cúprico, é um composto químico cuja fórmula é CuSO4, de cor azul brilhante, sendo amplamente utilizado como herbicida, fungicida e pesticida.

O composto existe sob algumas formas diferentes em razão do seu grau de hidratação. Na forma anidra, apresenta-se como um pó de cor verde-opaca ou cinzenta, enquanto a forma hidratada, em que é mais encontrado, possui cor azul brilhante.

Como é economicamente mais viável, o sulfato de cobre geralmente é comprado e não preparado pelas empresas que o utilizam. Sua produção é feita pela reação química de ácido sulfúrico com uma série de compostos de cobre, podendo também ser preparado pela eletrólise de ácido sulfúrico utilizando eletrodos de cobre.

O sulfato de cobre elimina fungos, sendo muito aplicado na agricultura e na jardinagem. É um dos principais componentes da calda bordalesa, usada na cultura frutífera contra a ferrugem, uma doença fúngica.

Uma outra aplicação do produto é na composição de cheshunt, uma mistura de sulfato de cobre e carbonato de amônio, sendo aplicada na horticultura para evitar a queda das folhas das plantas.

Na agricultura, o seu uso não é exatamente como herbicida, mas sim para o controle de plantas aquáticas exóticas invasivas e contra raízes de outras plantas invasivas próximas a encanamento de água.

A forma diluída do sulfato de cobre é utilizada para o tratamento de infecções de parasitas em peixes de aquário, servindo também para remover caracóis desses ambientes. A dosagem, no entanto, deve ser muito bem controlada, uma vez que os íons de cobre são bastante tóxicos para os peixes.

Grande parte das espécies de algas pode ser controlada com uma concentração baixa de sulfato de cobre e, além disso, o composto inibe o crescimento de determinados tipos de bactérias, como a Escherichia coli, por exemplo.

 

Outros usos do sulfato de cobre

O sulfato de cobre apresenta ainda outras aplicações, como o tratamento de água de piscinas, tinturas para cabelo, coloração de vidro, processamento de couro e de têxteis, pirotecnia e ainda como colorante verde.

Na pecuária, o sulfato de cobre é usado para banho das patas dos animais para endurecimento dos casos, reduzindo a incidência de coxeadura. Embora seja tóxico para pequenos animais, nos animais de maior porte não apresenta qualquer contraindicação.

A utilização de sulfato de cobre também se estende a processos geofísicos, onde é utilizado no método geofísico do potencial elétrico, servindo para aferir a diferença de potencial espontâneo elétrico entre dois pontos do solo. Nesse caso, é usado um multímetro conectado a dois eletrodos fixados no solo para proceder a medição. O sulfato de cobre é diluído em água e derramado nos pontos de aferição para que seja reduzida a resistência entre o solo e os eletrodos.

Alguns cuidados devem ser tomados no seu manuseio, uma vez que o sulfato de cobre é considerado substância perigosa, podendo causar irritação por contato com mucosas e com a pele. A irritação é decorrente da acidez residual que apresenta, resultado do seu processo de fabricação. Além disso, o produto é tóxico, se ingerido.

 

Sulfato de Cobre 25 kg

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também