O Sulfato de Alumínio é frequentemente utilizado como um agente na purificação da água potável e nos resíduos de tratamento de água e esgoto.
Product ID: 48
Product SKU: 48
New In stock />
Sulfato de Alumínio 1 Kg

Sulfato de Alumínio 1 Kg

Disponibilidade: Imediata Referência: PP0034

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sulfato de alumínio para decantação de impurezas na água

O Sulfato de Alumínio é frequentemente utilizado como um agente na purificação da água potável e nos resíduos de tratamento de água e esgoto.

 

O sulfato de alumínio é um produto bastante utilizado como agente floculante, servindo para purificar água e nos resíduos de tratamento de esgoto, além de também servir para a manufatura de papéis.

O produto é um sal obtido através da reação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de alumínio, ou entre o mesmo ácido e o alumínio metálico.

Na indústria têxtil, o sulfato de alumínio é bastante utilizado para o tingimento de tecidos, sendo também indicado como antitranspirante, embora, desde 2005, a FDA norte-americana não o reconheça como absorvente de umidade.

Os sais, como o sulfato de alumínio, possuem grande importância no dia a dia das pessoas, de uma forma direta ou indireta. Em diversos produtos utilizados em nosso lar, existe a presença dessa substância, ou mesmo podem estar relacionados com a produção ou cuidado de outros materiais a que temos acesso normalmente.

Assim, por exemplo, a água que recebemos do abastecimento residencial, passa por algumas etapas durante o seu tratamento, tendo a utilização do sulfato de alumínio para eliminar resíduos e fazer com que se transformem em flocos, tornando a água mais apropriada para uso.

Como se trata de um sal, o sulfato de alumínio possui características próprias, como, por exemplo:

  • É um produto iônico;
  • Em água, passa por dissociação;
  • À temperatura ambiente, é um produto sólido;
  • Seu sabor é salgado.

Como características particulares, o sulfato de alumínio é branco, solúvel em água, tendo um ponto de fusão igual a 770°C e densidade de 2,672 g/ml, não apresentando, porém, ponto de ebulição.

A produção do sulfato de alumínio envolve determinados processos químicos e, dessa forma, sua fabricação vai depender de alguns fenômenos, ou reações químicas, específicas. Os principais métodos de produção do sulfato são os seguintes:

  • Reação de neutralização, um processo em que um ácido reage com uma base, originando daí um sal e água. Isso ocorre quando o hidróxido de alumínio reage com o ácido sulfúrico, produzindo o sulfato de alumínio e água.
  • Reação de simples troca, um processo em que uma substância química reage quando em contato com uma substância composta. Para que isso ocorra, é necessário colocar o ácido sulfúrico junto ao alumínio metálico para conseguir a formação de sulfato de alumínio e de gás hidrogênio.

 

Cuidados com o sulfato de alumínio

Alguns cuidados devem ser tomados com o manuseio do sulfato de alumínio, já que se trata de um produto bastante utilizado no processo de floculação de água potável. Essa característica faz com que o sal se agregue às impurezas sólidas suspensas presentes na água, facilitando o processo de decantação.

O uso doméstico do sulfato de alumínio, dessa forma, é bastante utilizado para o tratamento de água de piscina. No entanto, é um produto que provoca alteração do PH da água e, além disso, o contato direto pode causar irritação na pele e nas mucosas, queimação das vias aéreas, se inalado, e queimação no esôfago e no estômago, se acidentalmente ingerido.

 

Sulfato de Alumínio 1kg

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também