O propilenoglicol é um composto orgânico, classificado como álcool diol, que pode ser usado em diversos segmentos industriais para grande quantidade de produtos.
Product ID: 184
Product SKU: 184
New In stock />
Propilenoglicol USP 1000 ml

Propilenoglicol USP 1000 ml

Destaque Lançamento

Disponibilidade: Imediata

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Propilenoglicol

O propilenoglicol é um composto orgânico, classificado como álcool diol, que pode ser usado em diversos segmentos industriais para grande quantidade de produtos.

 

O propilenoglicol, também conhecido pelo nome sistemático de propano-1,2-diol, é um composto orgânico, classificado como álcool diol, que se apresenta viscoso, de sabor amargo, porém inodoro e incolor. A substância é higroscópica, ou seja, absorve a umidade do ar, e pode ser misturado com água, acetona ou clorofórmio.

A produção do propilenoglicol é feita por hidratação do óxido de propileno. Os fabricantes fazem uso de processos não catalíticos, a altas temperaturas, normalmente entre 200 e 220°C, ou através de tots catalíticas, que se processam em temperaturas entre 150 e 180°C na presença de resinas trocadoras de íons, ou pequenas quantidades de ácido sulfúrico ou álcalis.

Os produtos finais contêm 20% de 1,2-propanodiol, 1,5% de dipropileno glicol e pequena quantidade de outros polipropileoglicois.

Em sua composição final, o propilenoglicol também pode ser convertido de glicerol, um subproduto do biodiesel.

O propilenoglicol apresenta propriedades importantes para sua utilização na indústria, podendo ser usado como adjuvante em produtos farmacêuticos, na indústria de solventes, como agente plastificante e umectante. Assim, pode ser utilizado nos segmentos dos mais diversos ramos, como cosméticos, farmacêuticos, domissanitários, agrícola, indústria de petróleo, papel e celulose e outros.

Na indústria de alimentos, o propilenoglicol pode ser usado como solvente de vitamina hidrossolúvel, em medicamentos e óleos, tendo aplicação também na indústria de tabaco.

Com relação à toxicidade, o propilenoglicol pode causar irritação mínima, embora seja mais irritante do que a glicerina. Sua aplicação nas membranas e mucosas pode provocar irritação local, quando usado sob condições oclusivas.

A administração parenteral de propilenoglicol pode causar dor e irritação. Em grandes volumes, a administração desse tipo de glicol está associada aos efeitos que aparecem de forma geral no sistema nervoso central, principalmente em recém-nascidos e crianças. Os efeitos colaterais também incluem efeitos cardiovasculares, ataques, hiperosmolaridade e acidose lática, reações que podem ocorrer com maior frequência em pessoas com deficiência renal.

O propilenoglicol age na solubilidade e dispersão de ativos, como extratos vegetais, proteínas, vitaminas, aminoácidos, colágenos e outras substância em formulação cosmética.

A substância apresenta poder germicida semelhante à do etanol, podendo auxiliar na formulação cosmética na preservação de contaminação microbiológica.

Por se tratar de um produto higroscópico, o propilenoglicol tem a capacidade de absorver água e de funcionar como hidratante e umectante em formulações de produtos cosméticos, servindo para hidratar a pele e a protegendo do ressecamento.

 

Aplicações do propilenoglicol

O propilenoglicol pode ser utilizado da seguinte forma:

  • Em medicamentos, cosméticos, pastas de dentes, enxaguatórios bucais e produtos de tabaco, funcionando como hidratante do tipo umectante;
  • Como lubrificante íntimo sexual ou como lubrificante médico;
  • Como solvente para corantes na indústria de alimentos e flavorizantes;
  • Como aditivo alimentar umectante;
  • Como excipiente na produção de óleos essenciais;
  • Como anticongelante não tóxico;
  • Como solvente, podendo ser aplicado em misturas de substâncias fotográficas, como, por exemplo, formadores de películas;
  • Como fixador na formulação de perfumes;
  • Como líquido de arrefecimento em sistemas de resfriamento.
Propilenoglicol 1L

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também