Álcool Etílico Hidratado 96° 1 Litro

Marca: Casa dos Químicos
  • Produto de alta qualidade;
  • Embalagem segura;
  • Poder desinfetante;
  • Antisséptico eficiente;
  • Versatilidade de uso;
  • Utilizado na produção de alguns produtos cosméticos e de higiene;
  • Fácil armazenamento e manuseio.
Entrega Expressa Para todo o Brasil
Product main image - a779a07c-1498-43b4-8d19-75efa22a545d
image_cdbd0680-750e-4dad-a9ea-34982700d012
Quantidade
R$ 13,90
R$ 13,48 à vista no Pix
Formas de pagamento
EMBALAGEM
3% de Desconto No boleto ou no PIX
Compra Segura Ambiente protegido
Compre por Atacado:
Limite do estoque atingido
Calcular Frete
Não sei meu CEP

Álcool etílico 96: conheça seus multiusos

O álcool etílico 96 surge da fermentação da cana de açúcar, sendo um solvente perfeito na síntese de produtos químicos, bem como aditivo à gasolina automotiva.

 

O álcool etílico, também conhecido como etanol, é um importante produto químico industrial originário da fermentação da cana de açúcar. Assim, durante a destilação é formado cerca de 96% de álcool etílico e 4% de água. O álcool etílico 96 é usado como ingrediente de vários preparos, até mesmo para fazer sabão e detergente.

Além disso, é um ótimo solvente na síntese de outros produtos químicos orgânicos e como aditivo à gasolina automotiva. O álcool etílico também é o ingrediente intoxicante de muitas bebidas alcoólicas como cerveja, vinho e outros destilados.

Processos de fabricação do álcool etílico

Existem dois processos principais para a fabricação de álcool etílico 96: a fermentação de carboidratos (o método usado para bebidas alcoólicas) e a hidratação de etileno. A fermentação envolve a transformação de carboidratos em etanol pelo crescimento de células de levedura. 

As principais matérias-primas fermentadas para a produção de álcool industrial são as vindas do açúcar, como beterraba e cana de açúcar, e as de grãos, como milho. A hidratação do etileno é obtida passando uma mistura de etileno e um grande excesso de vapor a alta temperatura e pressão sobre um catalisador ácido.

Álcool etílico produzido por fermentação

O álcool etílico produzido por fermentação ou por síntese é obtido como uma solução aquosa diluída e deve ser concentrado por fracionamento e destilação. A destilação direta pode produzir, na melhor das hipóteses, a mistura de ponto de ebulição constante contendo 95,6% em peso de etanol. 

A desidratação da mistura de ponto de ebulição constante produz álcool anidro ou absoluto. O etanol destinado ao uso industrial é geralmente desnaturado (tornado impróprio para beber), geralmente com metanol, benzeno ou querosene.

Álcool etílico 96 puro

O álcool etílico 96 puro é um líquido inflamável incolor com um odor etéreo e um sabor ardente. Aliás, ele é altamente tóxico, afetando o sistema nervoso central. De fato, quantidades moderadas relaxam os músculos e produzem um aparente efeito estimulante ao diminuir as atividades inibitórias do cérebro.

Além disso, quantidades maiores prejudicam a coordenação e o julgamento, produzindo finalmente coma e morte. O álcool etílico é convertido no corpo primeiro em acetaldeído e depois dióxido de carbono e água, a uma taxa que corresponde a uma ingestão alimentar de cerca de 100 calorias.

Álcool etílico 96

Sem dúvida, o álcool etílico 96 é um ótimo solvente, por isso é usado na indústria de tintas e vernizes. Além disso, é utilizado em empresas de metalurgia e siderúrgicas (borrachas, plásticos, motores e adesivos). A indústria têxtil também faz uso do álcool etílico 96 em tinturas e tecelagem. Outros usos são em cerâmicas, ceras, vidros, móveis, papel e velas.

Álcool etílico pode ser usado como desinfetante?

Não, muitas pessoas acreditam que o álcool etílico 96 pode ser usado para desinfetar instrumentos cirúrgicos, mas isso não é verdade. Além disso, não é indicado para limpar feridas porque pode causar lesões nos tecidos e até mesmo proteger as bactérias. Por fim, é importante saber que o álcool etílico quando aplicado com frequência na pele pode irritar e causar ressecamento.