O ácido bórico possui diversas aplicações em indústrias as mais diferenciadas, servindo ainda como medicamento para determinados problemas humanos e animais.
Product ID: 44
Product SKU: 44
New In stock />
Ácido Bórico

Ácido Bórico

Disponibilidade: Imediata Referência: PP0003

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Ácido Bórico e sua aplicação na agricultura

O ácido bórico possui diversas aplicações em indústrias as mais diferenciadas, servindo ainda como medicamento para determinados problemas humanos e animais.

 

O ácido bórico é utilizado para corrigir deficiências do mineral boro na hidropônia e em cultivos no solo. Como se trata de um produto que apresenta alta pureza, o ácido apresenta traços mínimos de metais pesados ou de outros minerais.

Em pó, é utilizado na preparação de calda, uma solução nutriente, sendo utilizado na hidropônia, podendo também ser adicionado à água para corrigir deficiências do mineral no solo.

 

Aplicações do ácido bórico

O ácido bórico é produzido através de minerais contendo boratos, sendo obtido pela reação desses minerais com ácido sulfúrico. Sua aplicação é bastante diversificada, como podemos observar a seguir:

1.Na agricultura

O ácido bórico possui o mineral boro, que é um nutriente básico para o desenvolvimento de plantas. Os fertilizantes, de uma forma geral, possuem boro para corrigir solos deficientes nesse mineral.

Como ácido, o produto é indicado na aplicação folhear, podendo ser também usado diretamente no solo.

 

2.Retardador de chama

Como retardador de chama, o ácido bórico pode ser aplicado na produção de diversos produtos, podendo ser usado também na madeira, madeira compensada, algodão, papel e celulose e diversos produtos têxteis.

 

3.Fibra de vidro e vidro

O boro fornece uma tensão muito elevada, podendo ser adicionada a plásticos para produção de materiais tão fortes quanto o aço e com a leveza do alumínio. O ácido bórico pode ser usado na fibra de vidro e em vidro borosilicado, um tipo de vidro resistente ao calor.

A resistência ao calor e a produtos químicos possibilita substituir o óxido de sódio pelo óxido de boro na estrutura de vidros, criando baixa expansão térmica, impedindo que o vidro se quebre em altas temperaturas.

Na indústria ótica, os compostos de boro são componentes importantes, utilizados para reduzir choques térmicos e mecânicos, aumentando a resistência e a durabilidade do material.

 

4.Cerâmica

Compostos de boro, inclusive o ácido bórico, podem reduzir de forma significativa o ponto de derretimento das cerâmicas, sendo aplicados como ingrediente para a produção de esmaltes cerâmicos de borosilicatos. Os compostos bóricos também são utilizados para controlar o coeficiente de expansão, assegurando que o esmalte permaneça fixado ao corpo sem distorção ou rompimento.

 

5.Inibidor de corrosão

O ácido bórico e outras diferentes composições de boro podem ser utilizados como inibidor de corrosão e anticongelante, nesse caso quando misturados com etileno glicol, nos sistemas de refrigeração de motores automobilísticos, servindo também para tratamento de calor em líquidos hidráulicos e no tratamento de produtos metálicos.

 

6.Preservação de madeira e pesticidas

O ácido bórico e os boratos são aplicados para o controle e eliminação de fungos e insetos. Não sendo prejudiciais aos mamíferos, os compostos de boro são extremamente tóxicos contra os mais diversos tipos de insetos.

 

7.Indústria metalúrgica

Na metalurgia, o ácido bórico é aplicado como selador para metais não ferrosos, sendo usado como desoxidante desgassificante, uma vez que consegue absorver neutros. Sua utilização na produção de aço aumenta a força da liga, eliminando também impurezas em sistemas metalúrgicos.

 

Ácido Bórico 1kg

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


    Confira também